top of page
Foto do escritorFilipe Da Silva Menezes

Não estamos buscando nenhum tipo de conflito

Nesta segunda-feira (14), ocorreu a primeira reunião entre os governantes desde que Biden assumiu o cargo, em 2021


O presidente chinês, Xi Jinping, disse ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante sua primeira reunião presencial desde 2017, que a questão de Taiwan era “o cerne dos principais interesses da China” e a “primeira linha vermelha” nos laços bilaterais, que não deve ser cruzada.


“Nós não estamos buscando nenhum tipo de conflito. Quero me certificar que todos os países entendam esse papel que nós discutimos”.

A reunião entre os líderes das duas maiores economias globais foi aguardada com expectativa pelo mundo, diante das tensões entre os países. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou um pronunciamento nesta segunda-feira (14) após se reunir pessoalmente com o líder chinês Xi Jinping. O momento marca o primeiro encontro presencial entre os governantes desde que Biden assumiu o cargo, em 2021.


O presidente dos EUA disse que não interpretou nenhuma “tentativa iminente” da China de invadir a autogovernada Taiwan depois de se reunir por mais de três horas com o líder chinês Xi Jinping. Biden disse em suas conversas que deixou claro que a política dos EUA em relação a Taiwan não mudou, apesar de dizer quatro vezes antes das negociações que os EUA defenderiam Taiwan militarmente se a China se mover para a ilha autônoma.



Fonte: CNN

5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page