top of page
Foto do escritorFilipe Da Silva Menezes

Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

Atualizado: 24 de dez. de 2021

A previdência social é um problema enorme no Brasil, mas não seria exagero comparar a previdência a uma pirâmide financeira?



Previdência é prever, planejar contra os infortúnios da vida. Imprevidência é a concretização dos infortúnios sem estar preparado. Por isso, é importante você se planejar financeiramente para os imprevistos da vida, pois, desse modo, estará protegendo as pessoas que você mais ama, inclusive, você mesmo.

Rodrigo Chung



Não é novidade para ninguém que a previdência brasileira está ultrapassada e deficitária, entretanto, apesar de todo mundo saber disso, não seria um enorme exagero compará-la a uma PIRÂMIDE FINANCEIRA?


Garanto para você que não é exagero nenhum!! Aliás, quem fez tal comparação foi o próprio General Hamilton Mourão em sua conta no Twitter, em 20 de fevereiro e 2019.






Como funciona uma Pirâmide Financeira?


Uma pirâmide financeira é um modelo de negócio insustentável ao longo do tempo, pois ela funciona por meio de indicações de membros que já integram a pirâmide, para pessoas que irão se tornar novos membros, estes para faturar, terão que indicar novos membros, até que o número se torna tão absurdo que o esquema quebra.


Na prática funciona do seguinte modo: alguém promete a alguém uma determinada remuneração, por exemplo, um ganho de 300% ao mês sobre um determinado valor. A pessoa só passa a fazer parte do esquema se der sua contribuição inicial. Depois disso, ela começará a receber uma remuneração proporcional ao número de pessoas que conseguir captar para a pirâmide e assim por diante.


As pirâmides são insustentáveis pelo fato de haver um número finito de pessoas no planeta, ao passo que para o sistema se sustente ao longo do tempo, seria necessário crescer continuamente, porém, chegará um momento em que será preciso uma quantidade maior de pessoas integrantes da pirâmide do que a quantidade real de pessoas existente no planeta.






São características de uma pirâmide financeira:


  • Promessa de ganho fácil, retorno garantido;


  • Promessa de ganhos extras ao indicar novos membros;


  • Falta de informações sobre o produto;


  • Falta de informações sobre a empresa responsável por cuidar do dinheiro;


  • Falta de informações sobre os donos da empresa;


Como funciona a previdência no Brasil?


O nosso modelo de previdência tem um funcionamento semelhante ao das pirâmides financeiras, pois as contribuições dos trabalhadores ativos servem para custear os benefícios dos trabalhadores inativos (aposentados e outros). Desta forma, se o dinheiro do contribuinte serve para custear os inativos, conclui-se o seguinte: VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO RESERVA NENHUMA, pois o dinheiro de sua contribuição é utilizado para custear o benefício de um dependente, ou seja, de um inativo!


Numa sociedade com mais trabalhadores e menos dependentes, o modelo funciona, mas em uma sociedade em que o número de inativos cresce ano após ano, este sistema não irá durar muito...




Segundo dados oficiais do IBGE, no Brasil a população dependente da previdência tem aumentado ao longo dos anos, ao passo que a população contribuinte vem diminuído ao longo dos anos.


Nesse sentido, mais cedo ou mais tarde chegará o momento em que o número de contribuintes não será suficiente para custear a quantidade de inativos e você poderá ficar em apuros.


Em 1980, no Brasil, tinha-se uma média de 9,2 pessoas ativas para cada 01 pessoa inativa, porém, estudos do IBGE nos mostram que o número de pessoas ativas vem caindo ano após ano. Em 2017 chegamos a marca de 05 pessoas ativas para cada 01 pessoa inativa e em 2060 chegaremos a marca de 1,6 pessoas ativas para cada 01 pessoa inativa!!




Chegou a hora de se atentar a realidade.


Mas você pode pensar, Filipe, pega leve, o ano de 2060 ainda está muito longe, isso não irá me afetar! Amigo, caso você ainda não tenha pensado direito no assunto, eu digo: ACORDE! Em 2060 VOCÊ SERÁ O IDOSO... não haverá segunda chance. Não, não nesse caso. Seu político de estimação não poderá te ajudar!



Naquela altura você será um credor sem a possibilidade de cobrar o seu devedor!



A verdade é que quem coloca em dúvida a necessidade de uma reforma no modelo atuante da previdência não está pensando direito. Mesmo a última reforma, entre os anos de 2019 e 2020, não foi suficiente para solucionar o problema econômico que está por vir nos próximos anos.


Por qual razão não defender uma reforma que reduz os privilégios de políticos e funcionários públicos?

Que tal distribuir os sacrifícios por toda a sociedade?


Oque, certamente, ao longo do tempo irá retirar uma carga enorme das costas dos brasileiros mais pobres do país.


Caro leitor, sabemos que a situação não está fácil para ninguém, sabemos dos erros financeiros cometidos por nossos governantes, independente da ideologia que adotaram para si, sabemos das falcatruas, rachadinhas, dos esquemas e etc.


Mas eu vou além, que tal não depender da previdência? Que tal não depender do governo? O que você acha disso?


Para se liberta desse sistema caído é necessário investir, investir em você, investir no seu futuro, investir em sua liberdade, para tanto, é necessário aprender o jogo do dinheiro e alcançar sua liberdade financeira.



Investir não é arriscado, arriscado é trabalhar 35 anos para outra pessoa e depois viver da previdência social.

Warren Buffett


Saiba mais sobre a bolsa de valores.


INSS



A maioria das dicas que você recebe do seu gerente de banco ou fóruns de investimentos refletem o interesse deles, não os seus.

Henrique Carvalho






Veja mais em:





333 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page