A imprensa internacional destaca neste domingo (2/10) a magnitude das eleições brasileiras e suas possíveis consequências para a democracia do país e da América Latina.
O diário francês Le Monde descreve a disputa entre o atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva como um "duelo de Titãs", afirmando que o pleito opõe "as duas maiores figuras políticas do país".
"Um duelo tão histórico quanto perigoso, em um país polarizado e eletrificado como nunca antes," nota o correspondente do jornal no Rio. "Entre Bolsonaro e Lula, a escolha decisiva sob tensão."
Segundo o americano Washington Post, "após anos de expectativa, a votação se resume a uma decisão entre gigantes políticos messiânicos com enormes seguidores que são alvos de desconfiança - e desdém - de grandes porções do eleitorado. Cada um carrega uma bagagem extraordinária."
“O espanhol El País afirma que, se vencer as eleições, Lula retornará ao poder "pela porta da frente."
Em Portugal, maior colégio eleitoral no exterior, o Diário de Notícias descreve a eleição como uma disputa entre "a metamorfose ambulante e o Trump dos trópicos". A reportagem do diário português diz que Lula havia usado a canção de Raúl Seixas para se referir à sua trajetória de vida, de origens humildes no sertão de Pernambuco a líder operário no ABC paulista, culminando com a Presidência em Brasília.
Fonte: BBC News Brasil
Comentários