top of page

05 Princípios para o sucesso, Michael Phelps

Atualizado: 1 de set. de 2021

'Treinei 365 dias por ano para a Olimpíada. A maioria das pessoas não faz isso`, diz o recordista mundial em medalhas...



Ao longo dos mais de 20 anos, Phelps conquistou 28 medalhas (23 de ouros, 03 de pratas e 02 bronzes) e 37 recordes mundiais. Um atleta grandioso...

“Eu treinei 365 dias por ano para a Olimpíadas. A maioria das pessoas não faz isso"

Quem acorda todos os dias super motivado para ir trabalhar? Eu também tive momentos em que não queria sair da cama, mas esses eram os dias mais importantes porque eu consegui aumentar a minha performance.



1) Não pare de estudar, aprender, treinar e evoluir


Michael Phelps se orgulha em dizer que, por seis anos seguidos, treinou praticamente todos os dias.

“Quem acorda todos os dias super motivado para ir trabalhar? Eu também tive momentos em que não queria sair da cama, mas esses eram os dias mais importantes porque eu consegui aumentar a minha performance. A maioria das pessoas não faz isso. São essas coisas que nos fazem ter sucesso".


2) Tenha ajuda de profissionais


Por toda a sua carreira, Michael Phelps contou com o apoio e a instrução técnica/profissional de Bob Bowman, ex-treinador da seleção americana de natação e responsável por colocá-lo no pódio. Assim é necessário se cerca de pessoas preparadas.



3) Trace metas


Desde o início de sua trajetória nas piscinas, Bob Bowman ensinou a Phelps a traçar metas, algo que lhe dava uma razão para ir treinar. “Quando ele tinha apenas 11 anos, pedi a ele que escrevesse em um pedaço de papel, no topo da página, qual era a meta, o sonho, da vida dele com a natação. E ele escreveu que queria ganhar uma medalha de ouro em uma Olimpíada. Logo rabiscou e escreveu no lugar que queria competir em uma Olimpíada porque achou a primeira ambiciosa demais”, conta seu treinador.


Para mim, metas são muito importantes. Eu as escrevia em um pedaço de papel e olhava para elas todos os dias.



4) Preparação para as adversidades


Em relação às finanças sempre ouvimos que devemos nos preparar para eventuais surpresas, para isso serve a reserva de emergência, no esporte e na carreira, se preparar para quando algo dá errado é essencial.

Phelps conta uma história muito emblemática de quando "ficou cego" em uma das competições mais importantes de sua vida e, mesmo assim, bateu o recorde.

“Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, ao saltar na piscina, meus óculos se encheram de água nos primeiros 25 metros da prova de 200 metros, na modalidade borboleta. Eu ainda tinha cerca de 175 metros pela frente e eu posso dizer que lembro de cada braçada que dei, mas não estava enxergando nada. Eu só consegui terminar a prova porque treinei muito para situações como essa e, por isso, consegui me manter calmo e focar no que eu precisava fazer”, diz.

5) Saiba o momento certo de parar ou desistir Não é porque a cartilha diz que é o momento de largar as chuteiras ou desistir de um desejo, que você deve fazer. Phelps chegou a anunciar sua aposentadoria em 2012, após sua participação na Olimpíada de Londres, mas voltou atrás e continuou nadando até 2016.


Bowman, seu treinador, foi um dos grandes incentivadores do retorno do atleta às piscinas. Ele teve ótimos resultados em 2012 e eu achava que ele ainda não estava preparado para largar.



"Aquele menino que nadava para liberar energia, se tornou um mito mundial"

Saiba mais em:



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page